domingo, 19 de outubro de 2008

Tanque explode em Sines


Nos finais dos anos 80, numa tarde normal como muitas outras, Sines foi sacudida por uma violenta explosão. Estavam a ser feitas obras de manutenção e reparação no terminal petrolífero em Sines, na zona dos tanques, nessa altura operários procediam á soldadura no topo do tanque. Crê-se que foi erro humano, através dos gases provenientes dos respiradouro do tanque foi desencadeada a explosão do mesmo. Os operários morreram na sequência da explosão. Muitos vidros se partiram naquela tarde em Sines, a população receou o pior... Já lá vão uns anos, os sinienses mais novos não se recordam deste acidente nem de outros anteriores, hoje os procedimentos de trabalho são outros, mas não podemos deixar de estar atentos, e devemos avivar o assunto de modo a não nos acomodarmos e talvez não devamos dar muita importância ás placas informativas que abundam á entrada das fábricas indicando as taxas de sinistralidade, pois a maior parte das vezes estes indicadores são manipulados pelas partes interessadas...

Um comentário:

Anônimo disse...

Lembro-me muito bem dessa tarde. Eu tinha 6-7 anos quando aconteceu. Estava a brincar na rua com os meus amigos, ouvimos a explosão e a sirene dos bombeiros não parou de tocar. Lembro-me da minha mãe aflita com a situação e pronta para pegar em mim e nos meus irmãos e fugir. Nesse dia o meu pai estava de serviço no posto médico.